• (function() { (function(){function b(g){this.t={};this.tick=function(h,m,f){var n=void 0!=f?f:(new Date).getTime();this.t[h]=[n,m];if(void 0==f)try{window.console.timeStamp("CSI/"+h)}catch(q){}};this.getStartTickTime=function(){return this.t.start[0]};this.tick("start",null,g)}var a;if(window.performance)var e=(a=window.performance.timing)&&a.responseStart;var p=0=c&&(window.jstiming.srt=e-c)}if(a){var d=window.jstiming.load; 0=c&&(d.tick("_wtsrt",void 0,c),d.tick("wtsrt_","_wtsrt",e),d.tick("tbsd_","wtsrt_"))}try{a=null,window.chrome&&window.chrome.csi&&(a=Math.floor(window.chrome.csi().pageT),d&&0=b&&window.jstiming.load.tick("aft")};var k=!1;function l(){k||(k=!0,window.jstiming.load.tick("firstScrollTime"))}window.addEventListener?window.addEventListener("scroll",l,!1):window.attachEvent("onscroll",l); })();

    segunda-feira, março 02, 2009

    Semana do Cérebro 2009

    Os Neurocientistas vão à Escola


    Consoante o grupo etário dos alunos, as actividades propostas pelos grupos de investigação da SPN envolvem jogos de natureza didáctica (pré-primária e 1º ciclo) ou uma apresentação seguida de discussão/debate adaptada ao grau de ensino (2º e 3º ciclos e ensino secundário).
    O objectivo é dar resposta (em linguagem simples e adaptada ao grau de escolaridade) a curiosidades, questões, dúvidas dos alunos sobre o sistema nervoso.
    Solicita-se que o professor debata previamente com os alunos questões que gostariam de esclarecer, apresentando-as no formulário de inscrição. Por exemplo: como funciona o cérebro, como se modifica, como é influenciado por consumo de drogas, como se pode melhorar, como sentimos dor, como é que o cérebro controla o corpo, que doenças o afectam e como se podem tratar, etc.


    As actividades podem ser solicitadas por escolas de todo o país; limitações de natureza geográfica poderão, contudo, condicionar a resposta a alguns pedidos.
    Após inscrição, a coordenação entrará em contacto com as escolas para estruturar o programa de visitas.
    Por razões logísticas (verificando-se o limite de receptividade possível da organização), o formulário de inscrição poderá ser retirado antes do fim do prazo de inscrições.


    Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

    O Cérebro
    Coimbra
    Data: 16 a 20 de Março, 2009

    Público Alvo: Todos os níveis de ensino
    Investigador responsável: Cláudia Pereira
    Inscrição >>


    Laboratórios Abertos


    Visitas a laboratórios de investigação em neurociências para alunos do ensino secundário.
    Alunos e professores têm oportunidade de ver o "Cérebro por dentro" e de conhecer a actividade diária dos Neurocientistas.


    As actividades podem ser solicitadas por escolas de todo o país através de inscrição no formulário disponibilizado junto de cada acção.
    Após inscrição, a coordenação entrará em contacto com as escolas para estruturar o programa de visitas.



    Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, COIMBRA

    Uma rede de neurónios
    Data: 16, 18 ou 20 de Março de 2009 (14-17h)

      Equipa: Cláudia Pereira e colaboradores
      A actividade destina-se a alunos do 1º ciclo (1º-4º ano) (1 turma/dia) que irão construir uma rede de células nervosas, unidade a unidade, usando materiais didáticos para aprender como se faz a transmissão de informação no cérebro. Os alunos também terão oportunidade de comparar cérebros de diferentes animais (rato, coelho, galinha, cabrito, entre outros).

    Inscrição >>

    Neurogénese - Neurónios Novos em Cérebros Velhos
    Data: 16 a 20 de Março de 2009

      Equipa: João Malva e equipa de investigação -Neuroprotecção, Neurogénese e Reparação Cerebral
      O cérebro adulto mantém a capacidade de produzir novas células cerebrais em algumas regiões restritas. Esta capacidade de gerar novos neurónios e oligodendrócitos faz pensar que um dia os cientistas conseguirão utilizar este potencial para curar doenças do cérebro. No laboratório serão observadas culturas de células estaminais do cérebro. Será feita uma visita às instalações onde se fazem culturas de tecidos, microscopia funcional, microscopia de fluorescência e microscopia confocal.

    Inscrição >>